Na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa

Celebração Ecuménica Nacional

celebracao_lisboa_02‘A Igreja não pode ficar na varanda a ver o que se passa na rua’ – disse o Pastor José Salvador, Presidente da Igreja Presbiteriana, numa das partilhas, após a leitura do capítulo 24 do Evangelho de S. Lucas. D. Manuel Felício, presidiu a uma concelebração com Bispos, Pastores e Pastoras que representavam o universo dos mundos Católico, Protestante e Ortodoxo de Portugal.

A Bíblia e o Círio Ecuménico Jovem abriram a Procissão de entrada, enquanto o coro ecuménico jovem, responsável pela animação da celebração, entoava o hino de abertura.

As Igrejas celebram, em todo o mundo, os 100 anos da Conferência Missionária de Edimburgo, na Escócia, onde os missionários vieram dizer que era uma escândalo anunciar um Cristo dividido. O Ecumenismo ganhou mais força a partir daí. O Guião para a Semana da Unidade, que se vive de 18 a 25 de Janeiro, preparado em Edimburgo, apostou no testemunho de Cristo Ressuscitado. D. Manuel Felício incentivou à prática da Carta Ecuménica Europeia que aponta caminhos concretos para a construção da unidade dos cristãos. Conclui com um apelo ao testemunho cristão: ‘há que oferecer à nossa Europa o presente do Evangelho’.

Num gesto solidário, houve uma recolha de ofertas para apoiar as vítimas do terramoto do Haiti.

celebracao_lisboa_01

 

Tony Neves - Equipa Ecuménica Jovem