XVI FEJ - Convite para os jovens

Coimbra acolhe o próximo Fórum Ecuménico Jovem.

O que fazes do teu tempo? Esta é a pergunta que está na base do XVI Fórum Ecuménico Jovem, que decorrerá em Coimbra, no próximo dia 15 de Novembro, no Instituto Missionário dos Dehonianos. Uma pergunta estranha, pois o tempo parece, muitas vezes, escorregar-nos por entre os dedos: há dias em que sentimos não ter tempo para nada, que andamos numa correria, noutros, o tempo passa tão devagar, sobretudo quando a cabeça ou o coração estão noutro lugar. Somos convidados para muitas coisas, e para algumas parece não existir tempo disponível. Comunicamos tão rápido, temos acesso a tanta informação, até a comida é feita na hora. Mas nem por isso aprendemos a saborear melhor as coisas, ou a conhecermo-nos melhor (aos outros, a nós próprios…).

O que fazemos do nosso tempo? A quem, a quê, concedemos algum do nosso tempo? A que velocidade passamos pelas coisas, pelas pessoas, pela vida? E se tentássemos parar um pouco, para escutar, para dizer o que nos vai cá dentro, para partilharmos com outros o que realmente enche, ou queremos que encha, o nosso tempo?

O desafio fica aqui lançado. A ousadia é fazê-lo, não apenas com os jovens que já conhecemos, ou que pensam como nós, mas também com outros que, crendo também em Jesus, aprenderam a dizê-lo e a celebrá-lo de maneira diferente. Ou se calhar não tão diferente…

Terás tempo para isto? Aceitas o desafio?

Download PDF