Press release - XXII FEJ

Jovens e ecumenismo: a urgência de construir pontes

É no Porto, cidade das pontes que ligam as duas margens do Douro, que decorrerá, no próximo dia 18 de setembro, o XXII Fórum Ecuménico Jovem (FEJ). Encontro anual que congrega mais de duas centenas de jovens cristãos oriundos de diferentes Igrejas e comunidades, este FEJ acontece ainda no rescaldo da pandemia, num ano em que se celebraram os 50 anos da fundação do Conselho Português de Igrejas Cristãs e os 20 anos sobre a assinatura da Charta Oecumenica para a Europa (https://www.copic.pt/files/ChartaOecumenicaPT.pdf), e no qual se assinalaram promissores memorandos de entendimento entre as Igrejas.

Um e outro acontecimentos são um desafio, propondo um renovado aprofundamento do que constitui esta procura comum da reconciliação e da unidade, e sobre os caminhos e os novos desafios que se abrem ao nosso testemunho e trabalho comuns. Neste caminho, os jovens são protagonistas incontornáveis, com uma voz que importa ser escutada pelas Igrejas e com uma responsabilidade a assumir na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Com o tema “Construtores de pontes” e inspirados pelo desafio de Cristo a “passar à outra margem” (cf. Mc. 4, 35-41), os jovens serão convidados, ao longo do FEJ a fazer um itinerário que, partindo dos 12 desafios colocados às Igrejas pela Carta Ecuménica, os levará a contactar com iniciativas, pessoas ou instituições que de algum modo já os espelham ou concretizam, e a atualizarem eles próprios esses mesmos desafios. Da dispersão dos lugares de partida, os jovens farão ainda a experiência de atravessar a ponte sobre o Douro que os levará até à outra margem e, daí, a subir à Serra do Pilar. Aí acontecerá a celebração final e o envio, num momento de oração e festa.

Ao contrário de outros FEJs, a logística deste Encontro e a limitação do número de participantes obrigarão a uma inscrição prévia dos jovens que desejem participar. Poderão fazê-lo acedendo ao site do FEJ (www.ecumenismojovem.org) e, em breve, ao site próprio deste FEJ.

Pel’o Grupo Organizador do FEJ

João Luís Fontes

Download PDF